Descubra como reduzir o churn rate e garantir a retenção de clientes de maneira assertiva

O chamado churn rate se tornou um indicador de sucesso e longevidade das empresas e, segundo sua definição, ele mede a taxa de perda de clientes.

Com essa métrica, é possível analisar o impacto direto na saúde financeira e no crescimento das empresas e, por esse motivo, gerenciar esses dados é algo essencial, buscando manter suas bases ativas e garantindo uma posição competitiva no mercado,

As empresas, ao aplicar na sua rotina o monitoramento desse indicador, podem melhorar a retenção de clientes, aumentar sua receita e ainda fortalecer sua posição frente à concorrência.

Para o especialista em gestão empresarial, Marcus Marques, a taxa de evasão ou cancelamento mede o percentual de clientes que chegam a interromper seu relacionamento com uma empresa durante um determinado período, isto é, a quantidade que deixa de usar os produtos ou serviços de uma companhia.

“Uma taxa elevada pode indicar problemas de satisfação, qualidade dos serviços oferecidos ou na competitividade dos preços praticados. E esse movimento indica um alerta, que influencia diretamente a sustentabilidade financeira a longo prazo da empresa”, aponta.

Com base nisso, o constante monitoramento pode permitir identificar áreas com possíveis problemas e desenvolver estratégias para melhorar a retenção de clientes.

“É fundamental que as organizações implementem sistemas eficientes de gestão, como CRMs, para acompanhar adequadamente o histórico de compras e interações, possibilitando uma análise mais precisa do churn rate e suas causas”, avalia o especialista.

Segundo explica o especialista, há diversos tipos de churn rate que devem ser analisados.

Revenue churn: quanto de receita a empresa deixou de ganhar com a evasão de clientes;
Early churn: clientes que abandonam a empresa no início do relacionamento;
Churn negativo: receita aumentou mesmo após a evasão de alguns clientes dentro de um determinado período.
Cálculo do churn rate
Para calcular o churn rate de uma empresa, a fórmula mais simples e ampla é dividir o número de clientes perdidos em um certo período pelo número total que havia no início desse mesmo período, e depois multiplicar o resultado por 100 para obter a porcentagem.

Independentemente do método ou até mesmo ferramenta usada para calcular o churn rate, o mais importante é que seja mantida a consistência na abordagem ao longo do tempo.

Fonte: Contábeis

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