Por que um contador é tão importante para uma empresa?
Uma dúvida muito comum na hora de abrir um negócio é sobre a necessidade de ter um contador. Mais do que apenas cuidar da parte burocrática e das exigências legais, esse profissional é, hoje, um importante aliado, ajudando na parte estratégica e financeira das empresas.
Portanto, a importância da gestão financeira na empresa é inquestionável. Afinal, ela é essencial para garantir a saúde financeira do negócio e sua capacidade de crescer e se desenvolver de forma sustentável.
Alguns motivos que destacam a importância desta figura na gestão financeira estão
Tomada de decisões estratégicas;
Controle de custos;
Planejamento financeiro;
Fluxo de caixa saudável;
Acesso a financiamentos e investimentos;
Cumprimento de obrigações legais e fiscais.
Portanto, se você está pensando em abrir uma empresa ou se já tem um negócio e ainda não sabe bem o quanto a figura do contador é capaz de contribuir para o sucesso do seu empreendimento.
Toda empresa precisa ter um contador?
Sim! Embora muitos empresários acreditem que é possível dispensar a assessoria contábil, isso não é verdade. Por lei, todo empresário ou sociedade empresária é obrigada a seguir um sistema de contabilidade, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar, anualmente, o balanço patrimonial e o resultado econômico.
O novo Código Civil, em seu artigo 1.179, além de obrigar as empresas a seguirem um sistema de contabilidade, o texto deixa claro que a escrituração contábil deve ocorrer por um contador legalmente habilitado e com registro no Conselho Regional de Contabilidade, CRC.
Isso significa que, por lei, todas as empresas são obrigadas a ter um contador, independentemente do porte ou regime tributário. Os únicos isentos desta obrigação são os microempreendedores individuais (MEIs) porque recolhem impostos com contribuições fixas mensais que independem do faturamento.
Papel do contador nas decisões
É o contador quem vai dar as informações específicas e isso faz a diferença quando o negócio já estiver no mercado. Por exemplo, qual o melhor porte para sua empresa ou regime tributário? E as cooperativas que têm legislação específica e exigem adequação contábil e fiscal própria? Quem é o mais qualificado nessas horas para deixar a par de tudo? O contador, claro!
Nessa linha, todo empreendedor precisa procurar a orientação profissional antes de formar a empresa, para conhecer os encargos e obrigações legais, contábeis e fiscais a que estará sujeito suas atividades.
Por isso, a contabilidade deve ser vista como ferramenta de gestão, para que possa projetar os resultados da empresa a partir de metas. Muitos empresários desprezam dados e avaliações, e perdem uma excelente oportunidade de contar com a experiência, formação e competência do profissional contábil.
Por meio dessa tarefa exaustiva e repetitiva que a contabilidade se encontra como uma contratação obrigatória das empresas em geral, já que essas demandas devem ser executadas de forma assertiva por um profissional que tenha capacidade técnica e cumpra os prazos.
Conclusão
Contar com um contador como parceiro estratégico é um investimento valioso para qualquer negócio. Sua experiência em contabilidade, orientação financeira e conhecimento das regulamentações são cruciais para o sucesso empresarial.
Ao aproveitar o papel estratégico do contador, o empresário terá uma visão mais clara de suas finanças, tomará decisões embasadas e maximizará o potencial financeiro da sua empresa.
Fonte: Jornal Contábil