Alimentação em destaque: Setor de franquias cresceu 12,9% no 2º tri
O setor de food service registrou um crescimento importante para o mercado de franquias no 2º trimestre deste ano. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento foi destaque após crescer 16,9% se comparado ao mesmo período do ano passado.
O mercado de franquias se destacou como um todo neste período. De acordo com o levantamento, setores ainda de hotelaria e turismo também tiveram uma alta “ainda mais evidente de ampla retomada das atividades sociais, com mais pessoas viajando, trabalhando presencialmente, em eventos e encontros”, segundo o relatório. No geral, o setor de franquias registrou um crescimento de 12,9% no 2º trimestre comparado ao mesmo período de 2021, e o faturamento saltou de R$ 48,052 bilhões para R$ 54,253 bilhões.
Confira, a seguir, 5 franquias para se inspirar e começar a investir ainda este ano:
B.Cup!
A B.Cup é uma rede de franquias de batatas fritas, estilo belga, que surgiu pela paixão do seu CEO, Willians Tadeu, por fast-foods. Além da protagonista da marca, a batata frita, a B.Cup! também disponibiliza em seu cardápio seus acompanhamentos exclusivos como os molhos artesanais, sucos naturais, milkshakes e sobremesas. A marca apresenta um único modelo de negócio, com método de implantação integrado, com equipamentos e desenvolvido pelo próprio time da B.Cup!. A franquia é adaptada para lojas em galerias, shoppings ou lojas de rua e entregue pronta ao franqueado.
Investimento inicial: a partir de 180 mil reais;
Faturamento médio mensal: de 90 a 150 mil reais;
Tempo de retorno: de 12 a 36 meses.
CaKech – Empório de Pães & Doces
A CaKech é uma rede de franquias que traz um modelo inovador de ‘padaria sem padeiro’, na qual, os franqueados já recebem todos os produtos prontos de um amplo portfólio com itens gourmet, como os pães de fermentação natural, produzidos por Rogério Shimura (considerado o maior padeiro do mundo) e os doces, com receitas inspiradas na renomada escola Lenôtre de Paris. A rede oferece três modelos de negócios: empório Tuc Tuc, um ‘mini carro’ com compartimento adequado para transportar os pães, doces e demais produtos da marca, além dos modelos de quiosque e lojas de rua ou shoppings.
Modelo Empório Tuc Tuc
Faturamento: 15-30 K/mês
Investimento: 50-100K
Pay-back: 6-12 meses
Modelo Quiosque
Faturamento: 30/60 K/mês
Investimento: 100-180K
Pay-back: 12-18 meses
Modelo Loja
Faturamento: 120 K/mês
Investimento: 250-350K
Pay-back: 18-24 mese
Carol Coxinhas
Rede mineira de franquias, fundada em 2015 pela empresária Carol Martineli que hoje conta com 94 unidades em mais de 10 estados do país. A marca oferece um mix completo de 40 opções de salgados e doces de fabricação própria. As receitas são de família e todos os produtos, desde os mais tradicionais, até as reinvenções ou criações, precisam ter o melhor sabor, a melhor massa, o melhor recheio e atingir o padrão de qualidade estabelecido pela marca, que passa pela aprovação da própria Carol. Além da Carol Coxinhas, o grupo conta com mais duas marcas digitais, desenvolvidas durante a pandemia como forma de se reinventar em meio à crise. Chicken, Yeah!, de frango no balde e Pró Açaí, que atendem apenas os aplicativos de comida (dark kitchen) e são as grandes responsáveis pela integridade e ascensão do grupo nos últimos anos.
Investimento inicial: a partir de 155 mil reais;
Faturamento médio mensal: 80 mil reais;
Tempo de retorno: de 12 a 24 meses.
Sterna Café
A Rede Sterna Café, que surgiu da união da paixão pelo café de seu fundador, Deiverson Migliatti, a todo o seu conhecimento obtido em 3 voltas ao mundo, hoje conta com mais de 80 unidades em 9 estados brasileiros. Após 1 ano de operação, em 2016, a loja virou uma marca e consequentemente uma franquia, se tornando a maior rede de cafeteria premium de cafés especiais do Brasil, utilizando 100% grãos especiais e diversos métodos de extração. Um outro diferencial da marca é o de oferecer mensalmente um café especial do Brasil e de algum lugar do mundo. As lojas são instagramáveis, sendo uma verdadeira imersão no universo do café.
Sterna Café A Rede Sterna Café, que surgiu da união da paixão pelo café de seu fundador, Deiverson Migliatti, a todo o seu conhecimento obtido em 3 voltas ao mundo, hoje conta com mais de 80 unidades em 9 estados brasileiros. Após 1 ano de operação, em 2016, a loja virou uma marca e consequentemente uma franquia, se tornando a maior rede de cafeteria premium de cafés especiais do Brasil, utilizando 100% grãos especiais e diversos métodos de extração. Um outro diferencial da marca é o de oferecer mensalmente um café especial do Brasil e de algum lugar do mundo. As lojas são instagramáveis, sendo uma verdadeira imersão no universo do café.
Faturamento: em média 84 mil reais/mês com 15% lucro
Loja (a partir de 40m²)
Investimento: R$ 372.000,00
Capital de giro: R$30.000,00
Margem Líquida: 10 a 15%
Prazo de retorno: 24 a 36 meses
Quiosque (a partir de 15m²)
Investimento: R$ 285.000,00
Capital de giro: R$20.000,00
Margem Líquida: 10 a 15%
Prazo de retorno: 24 a 36 meses
Sodiê Doces
Maior franquia de bolo do país e 100% brasileira, a Sodiê Doces possui atualmente 360 lojas abertas no Brasil e duas unidades na cidade de Orlando, nos EUA. Está presente no franchising desde 2006, mas foi fundada em 1997. Em seu cardápio há mais de 80 variedades de sabores, uma linha Zero Açúcar, bolos caseiros e a versão vegana. Também fazem parte do cardápio os docinhos (tradicionais, finos, belgas e bombom), balas de coco, tortas doces, carta exclusiva de cafés e uma linha exclusiva de salgados, fritos e assados. A rede fechou 2022 com faturamento de 560 milhões de reais, registrando crescimento de 20,5% em comparação com 2021 (465 milhões de reais). Para 2023, a marca projeta abrir, ao menos, mais 30 unidades no território brasileiro.
Modelo de loja
Investimento: a partir de 513 mil reais (incluso taxa de franquia e instalação)
Faturamento médio mensal: 120 mil reais
Prazo de retorno: 36 meses
Modelo Container
Investimento: a partir de 320 mil reais
Faturamento médio mensal: 100 mil reais
Prazo de retorno: 36 meses
Modelo ExpressInvestimento inicial total: 110 mil reais (sendo 20 mil de taxa de franquia)
Faturamento médio mensal: entre 50 mil reais e 60 mil reais
Prazo de retorno: 36 meses
Fonte: Jornal Contábil