Negócios de proximidade são tendência no mercado das franquias
A pandemia da Covid-19 criou no mercado brasileiro uma nova tendência que cresce entre os consumidores brasileiros: a busca de produtos e serviços perto de casa, os chamados negócios de proximidade. “As pessoas querem cada vez mais produtos e serviços por perto, com deslocamentos mínimos, pouco esforço e o máximo de conveniência”, avalia a analista da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae Nacional Karen Sitta.
Números da Associação Brasileira de Franchising (ABF) comprovam essa tendência do consumidor em direção à praticidade. No primeiro trimestre deste ano, franquias do segmento de serviços e outros negócios cresceram 25,3% comparado ao mesmo período de 2023. Os números revelam, ainda, que negócios que entregam comodidade e conforto, como mercados autônomos e operações em prédios e condomínios, têm ganhado cada vez mais espaço, saltando de 5,2% para 11,7% na participação do universo do franchising.
É o caso da empresa de limpeza automotiva FreeWet. Conforme o franqueador da marca, Wilberto Filho, o negócio gera facilidade para os clientes.
Hoje, nós atuamos com esses modelos dentro de condomínios empresariais e residenciais e atendimento direto ao cliente, que solicita que a gente vá até o local para fazer o serviço.
Wilberto Filho, franqueador
Ele ressalta, ainda, que a franquia tem baixo investimento, característica das microfranquias, que são outra tendência de mercado. (leia mais aqui).
Sustentabilidade nos negócios
O modelo de negócio da FreeWet está conectado a outra tendência, que é a aplicação de conceitos de sustentabilidade nos negócios, dentro da chamada agenda ESG (meio ambiente, social e governança). “Um dos diferenciais que me fez virar franqueado e, posteriormente, franqueador da FreeWet, são as questões ambientais da marca, com toda a sua linha de produtos sem utilização de água, nem mesmo diluição em água. Isso que gera uma economia por veículo de aproximadamente 400 litros, que é o que se gasta, em média, para limpar o carro no modo tradicional de lava-jato”, conta.
Adotar práticas de sustentabilidade e do ESG indica quanto um negócio se compromete em buscar alternativas para reduzir seus impactos no meio ambiente, colaborando para um mundo mais justo e adotando os melhores processos de administração e operações diárias, além de ser um diferencial competitivo no mercado em que os consumidores estão cada vez mais preocupados com essa questão.
Karen Sitta, analista da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae Nacional
ABF Franchising Expo
De 26 a 29 de junho, o Sebrae participará da maior feira de franquias do mundo, a ABF Franchising Expo, que ocorre no Expocenter Norte, em São Paulo. Vinte empresas do segmento apoiadas pelo Sebrae vão expor suas marcas no estande da instituição. A expectativa é que 60 mil pessoas circulem durante os quatro dias de evento, que terá mais de 400 expositores.
Fonte: Agência Sebrae