Mapeamento do Sebrae identifica 157 marketplaces de mais relevância no país para empreendedor alavancar vendas
Vender produtos e serviços em marketplaces se tornou um caminho promissor para quem quer manter o negócio competitivo no mercado. Para ajudar os donos de pequenos negócios a explorar todas as possibilidades desse universo virtual, o Sebrae lançou um mapeamento inédito no qual identifica 157 marketplaces de maior relevância no país, em 18 segmentos, como agronegócio, negócio pet, casa e construção, dentre outros.
De acordo com o gerente de Acesso a Mercados do Sebrae Nacional, Ivan Tonet, os marketplaces são uma oportunidade de diversificar a atuação do negócio.
Toda empresa deve ter uma estratégia de expansão mesmo que esteja operando bem e com lucros satisfatórios. Explorar novos canais de venda, como no caso dos marketplaces, criam oportunidades de alcançar público que o negócio não conseguiria alcançar de outra forma.
Ivan Tonet, gerente de Acesso a Mercados do Sebrae Nacional
Superando barreiras
Em Santarém, região Oeste do Pará, a Deveras Amazônia produz geleias, conservas e licores a partir de ingredientes amazônicos, em parceria com comunidades tradicionais da floresta e estudos desenvolvidos na universidade do estado para validar, padronizar e melhorar a cadeia dos insumos da região.
Há seis anos no mercado, a pequena empresa teve apoio do Sebrae para digitalizar o negócio durante a pandemia, quando aprenderam a vender pela internet, cadastrar o produto em plataformas virtuais e, ainda, aprenderam a montar um catálogo on-line dos para divulgação.
Além disso, buscou o marketplace do Mercado Livre para vender para outros estados e foram selecionados para o Programa Empreender com Impacto + Biodiversidade do próprio marketplace. Com isso, o pequeno negócio recebeu apoio, inclusive com taxas menores por serem uma empresa que valoriza a biodiversidade de biomas brasileiros.
“Conseguimos abrir uma filial em São Paulo, onde o Mercado Livre coleta os produtos e faz a entrega. Um dos nossos maiores problemas é a logística e, ao entrar no marketplace, conseguimos diminuir essa barreira. O cliente que mora em São Paulo pode receber o produto em até 24 horas e com um frete mais acessível”, conta a CEO da empresa, Valéria Moura.
Ela explica que com o tempo foi possível testar quais produtos são mais procurados no marketplace e assim, preparar o estoque de forma adequada. “Se deixarmos faltar o produto, a nossa reputação dentro da plataforma cai, por isso essa é uma preocupação constante que nós temos”, frisa.
Atualmente 15% das vendas da Deveras Amazônia são feitas pelo Mercado Livre e para impulsionar a divulgação dos produtos, a empresa tem feito parcerias estratégicas com restaurantes e chefs de cozinha. Um deles é o reconhecido chef Saulo Jennings, proprietário da Casa do Saulo, que recentemente abriu uma unidade em São Paulo e a rede de restaurantes asiáticos Gurumê que tem unidade no Rio de Janeiro e é novidade em Brasília (DF).
Conheça o Mapa Sebrae de Marketplaces
O mapeamento oferece uma ficha detalhada para cada marketplace, com informações sobre custos, formas de cobrança, pré-requisitos, critérios de avaliação e o processo para se tornar um vendedor. Isso permite que o empreendedor escolha a plataforma que melhor se alinha ao perfil do negócio.
Exemplos de Marketplaces mapeados:
Varejo: Amazon, Mercado Livre, Americanas.com
Alimentos e Bebidas: iFood, Rappi, Zé Delivery
Moda: Dafiti, Renner, Netshoes
Casa e Construção: Leroy Merlin, Madeira Madeira, Mobly
Fonte: Agência Sebrae