Confira 5 dicas para bombar as vendas neste Carnaval

O Carnaval é um período que costuma aquecer diversos setores da economia e pode ser uma oportunidade para os pequenos negócios. Mas, para isso, o empresário precisa estar preparado, principalmente os empreendimentos que atuam no segmento de turismo.
“É necessário que o empresário esteja informado sobre a programação e a logística daquele destino durante o Carnaval e oferte isto como um serviço agregado”, sugere a coordenadora de Serviços e Economias do Futuro do Sebrae, Ana Clévia.
“Na área da alimentação, também é necessário fazer ajustes, como estender o horário do café da manhã e servir alimentos que repõem as energias, por exemplo, para que os clientes possam se surpreender. O mais importante é que o turista perceba que você pensou em algo diferente para ele”, completa.
Pensando em ampliar as oportunidades de negócio para as pequenas empresas, o Sebrae preparou algumas dicas que podem contribuir para atrair os clientes que vão curtir a folia:
Criatividade: atualize sua marca nas redes sociais com uma identidade visual para o Carnaval, com elementos visuais característicos da festa. Capacite sua empresa no marketing digital para melhorar as vendas on-line e a presença digital nas redes sociais;
Espaço físico: A loja física também requer atenção e uma decoração especial – crie um ambiente que gere uma boa experiência para o seu cliente. O consumidor quer ser bem atendido e alguns detalhes como som ambiente e brindes podem ser um diferencial;
Estoque: É importante estar atento para não perder vendas. Fique atento às novidades. O fornecedor é parte fundamental nesta etapa. Se possível, faça uma reposição completa, considerando as variedades do produto (cor, tamanho, modelos). Além disso, diversifique os fornecedores e cheque as melhores condições de prazo, qualidade, preço e prontidão de estoque;
Combo interno: Ofereça descontos e aproveite para vender itens parados no estoque, com pouca demanda ou que possam sofrer alguma redução nas vendas após o período do Carnaval, como produtos específicos de verão;
Parcerias (combo externo): É também uma boa oportunidade para fechar combos com parcerias externas com lojas, pousadas, bares e restaurantes que recebem o mesmo público de interesse do seu negócio.
Fonte: Agência Sebrae