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6 lições de gestores de redes de franquias com mais de 100 unidades para aplicar no seu negócio

Gerenciar uma rede franqueadora não é uma tarefa simples: ao lado do planejamento de expansão, surgem questões como a padronização da qualidade entre os franqueados e o controle financeiro da rede. Para lidar com esses desafios, um caminho é aprender com quem já passou pelo processo e conseguiu transformar seu negócio em um case de sucesso.

Essa foi a proposta de um dos painéis apresentados no Insights by Stone, evento realizado no último dia 14 de abril, na cidade de São Paulo, que contou com a participação do diretor de franquias e expansão do Rei do Mate, João Baptista, e da sócia-fundadora do Peça Rara Brechó, Bruna Vasconi.

Hoje, o Rei do Mate e o Peça Rara Brechó possuem 328 e 130 lojas em todo o Brasil, respectivamente. Quanto aos ensinamentos, os gestores destacaram o compromisso com as prioridades da empresa, cautela na tomada de decisão e transparência na relação com os franqueados. Confira:

1. Priorizar o planejamento
Antes de iniciar o processo de franquias, Baptista alerta para a necessidade de planejamento. Segundo ele, o franchising não é solução para negócios que apresentam problemas e deve ser desenvolvido com prudência. "Antes de executar, pense nos caminhos", reitera.

2. Identificar oportunidades
O diretor também destaca a importância de saber identificar oportunidades de negócio mesmo em um cenário adverso, como crises econômicas ou sanitárias. Isso vale para a criação de novos produtos e de novas estratégias para a marca. "Dá para ser otimista porque a mudança depende da gente, é importante ter esse olhar em uma crise. A forma de agir diante das adversidades gera oportunidades", diz.

3. Inovar na oferta de produtos
Transformar a experiência do cliente por meio da oferta de produtos inovadores é uma das estratégias de se destacar no mercado, segundo Baptista. Para ele, as empresas precisam estar atentas às tendências de consumo e no que tem sido feito na concorrência.

4. Padronizar o serviço
Um dos desafios é a padronização dos serviços ofertados em uma rede de franquias. A partir disso, Vasconi, da Peça Rara, afirma que é importante que haja uma padrão de qualidade entre os franqueados em todas as lojas, além da adaptação às novas tecnologias nesse processo. Nesta semana, a empreendedora anunciou que deixou o cargo de CEO para acompanhar mais de perto as franquias.

5. Transparência e alinhamento de expectativas
A sócia-fundadora do Peça Rara Brechó enfatiza a transparência no relacionamento entre o franqueador e franqueado, incluindo a comunicação dos desafios e das questões da saúde do negócio. “Precisamos ter uma proximidade e resiliência para mantermos nossa relação. Que haja muita sinceridade, honestidade e transparência”, declara.

6. Momento certo para ampliar o negócio
Vasconi aponta que outro ponto essencial para a evolução do negócio tem a ver com o diagnóstico do momento. Isso porque o empresário precisa saber quando é possível dar o passo para a expansão da marca. “Precisamos ter uma rede consolidada para a gente dar um novo salto”, diz ela, ressaltando o desejo de alcançar a marca de 300 lojas do Peça Rara .

Além da discussão sobre o universo do franchising, o evento ainda abordou questões do cenário macroeconômico no Brasil e no mundo e a repercussão da divulgação do Índice de Varejo Stone, que apontou uma queda de 1,6% nas vendas do varejo brasileiro no mês de março deste ano. O levantamento é elaborado mensalmente com base nas movimentações com cartões, vouchers e Pix dentro do grupo StoneCo.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

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