Dia do Livro: empreendedores indicam as obras que mudaram suas vidas

Em meio à rotina intensa do empreendedor, que inclui tomada de decisões sob pressão e necessidade constante de aprender e de se renovar, os livros podem ser um aliado. As obras oferecem não só conhecimento técnico, mas também novas perspectivas. No Dia Mundial do Livro, celebrado em 23 de abril, confira o que está na estante de seis empreendedores — e inspire-se com as obras que ajudam a moldar suas visões de mundo e estratégias de negócio.
Karla Felmanas, vice-presidente do grupo Cimed
Felmanas rotineiramente lê obras sobre gestão, desenvolvimento pessoal e negócios. Para ela, todo empresário precisa ler histórias de outros empreendedores — "não apenas pelos acertos, mas pelos tropeços que os tornaram mais fortes". "Cada jornada tem sua singularidade, mas há aprendizados universais que só a experiência e a generosidade em compartilhá-la podem ensinar", diz.
Entre suas obras favoritas estão estas biografias:
"Minha História", de Michelle Obama (Editora Objetiva, 464 págs);
"Faça Acontecer - Mulheres, Trabalho e a Vontade de Liderar", de Sheryl Sandberg (Companhia das Letras, 308 págs);
"A Marca da Vitória: A Autobiografia do Criador da Nike", de Phil H. Knight (Sextante, 384 págs);
"Sem Filtro: Os Bastidores do Instagram", de Sarah Frier (Planeta Minotauro, 494 págs).
No ano passado, Felmanas publicou o livro "Oi, Tchurma" (Companhia Editora Nacional, 240 págs), que fala sobre sua trajetória profissional e aborda temas como maternidade, carreira e família.
Caito Maia, CEO da Chilli Beans
Maia tem o "Evangelho Segundo o Espiritismo", de Allan Kardec (FEB Editora, 416 págs), como seu livro favorito. O empreendedor afirma que se converteu ao espiritismo após ter lido a obra. Atualmente, o CEO da Chilli Beans está lendo "A Ciência da Felicidade no Trabalho" (Editora Gente, 192 págs), escrito por sua esposa, Denize Savi.
Apesar de considerar a leitura essencial para um empreendedor, Maia afirma que um empresário deve estar atento e aprender sobre o empreendedorismo na prática.
"Poderia citar aqui alguns títulos clichês, mas quero provocar todos os empreendedores a aprender observando todas as fontes de cultura ao seu redor. Não se prendam a obras que falem apenas de negócios. Tentem absorver o máximo possível de peças de teatro, filmes e séries", diz Maia.
Rachel Maia, fundadora e CEO da RM Cia 360
Maia, ex-CEO de Lacoste, Pandora, Tiffany & Co e agora à frente da RM Cia 360, consultoria fundada por ela, tem como livro favorito "O Pequeno Príncipe", de Antoine de Saint-Exupéry (HarperKids, 96 págs). Este, diz Maia, foi o livro que a ensinou a ser “responsável por aquilo que cativa” — frase conhecida da obra.
"Senti que precisava ajudar a transformar este mundo para as pessoas que cativei ao longo da minha jornada, iniciando pelo meus filhos, Sarah Maria e Pedro Antônio", destaca.
Neste momento, a empreendedora tem em sua mesa de cabeceira o livro “Eu Sei Por Que O Pássaro Canta Na Gaiola", da autora Maya Angelou (Editora Astral Cultural, 336 págs). "Fala sobre buscar a superação, mesmo com os desafios da vida", diz Maia.
Sandra Chayo, sócia-diretora do Grupo Hope
Para Chayo, todo empreendedor deveria ler "Empresas Feitas Para Vencer — Por Que Algumas Empresas Alcançam a Excelência... e Outras Não", escrito por Jim Collins (Alta Books, 368 págs). "O livro aborda com profundidade o que diferencia as empresas excepcionais", afirma.
Ela também recomenda:
"Feitas Para Durar: Práticas Bem-Sucedidas de Empresas Visionárias", de Jim Collins e Jerry I. Porras (Alta Books, 368 págs);
"A Estratégia do Oceano Azul", de W. Chan Kim e Renée Mauborgne (Editora Sextante, 288 págs);
"Start Up Nation: A História do Milagre Econômico Israelense", de Dan Senor e Saul Singer (Editora Bookman, 380 págs).
"Cada um traz uma perspectiva diferente, mas todos me ajudaram a expandir o olhar sobre inovação, estratégia e construção de negócios com impacto", diz a empreendedora.
Atualmente, ela está lendo "O Que Não Se Ensina na Harvard Business School", escrito por Mark H. McCormack (Editora Harbra, 216 págs). "Traz uma visão mais prática e realista sobre negócios, baseada em experiência de campo."
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios