Google lança IA generativa que oferece respostas dentro dos seus mecanismos de busca
O Google lançou, nesta semana, para os usuários brasileiros, uma novidade que aprimora seus resultados de busca com o lançamento da ferramenta “IA generativa”.
A partir de agora, os usuários interessados podem ativar uma resposta elaborada por inteligência artificial generativa, como a do ChatGPT, quando fizer alguma pesquisa no mecanismo de busca da empresa.
Quem quiser ativar o recurso deve acessar o Labs, plataforma do Google que testa novas tecnologias.
Nomeado como experiência de pesquisa generativa, a modalidade já funcionava nos Estados Unidos desde agosto e foi disponibilizada em português na última quarta-feira (8).
Ao ser ativada, quando o usuário realizar alguma pesquisa no Google, a ferramenta gerará uma resposta feita por inteligência artificial que aparecerá no topo dos resultados, antes mesmo de links com conteúdos originais.
Ou seja, dessa forma, o usuário deve ter a resposta que procura sem mesmo clicar em links. Assim como o Bard e o ChatGPT, as respostas são diretas e sucintas.
De acordo com o próprio Google, o objetivo desta IA generativa é ajudar a dar os primeiros passos dessa pesquisa de forma mais natural e intuitiva.
A empresa também afirma que o modo de pesquisa tradicional, com acesso aos links, não mudará e não será excluído. Assim, quem não quiser testar a IA generativa, não precisa fazer nada que o Google continuará atuando da forma original.
Confira como funciona a novidade na prática
Após acessar o Labs, aparecerá essa opção para ativar a IA generativa no seu mecanismo de busca. Quando clicar no botão, conforme a imagem mostra, aparecerá a opção “Teste um Exemplo”. A reportagem do Portal Contábeis perguntou quais os sites para se informar sobre assuntos contábeis e a ferramenta oferece respostas para a nossa dúvida, antes mesmo de indicar um site que teria uma matéria sobre o tema e que o usuário precisaria clicar.
Antes de aparecer os resultados tradicionais de busca, o usuário ainda pode optar por “mostrar mais” para ampliar a resposta da IA generativa.
Fonte: Contábeis