Estão abertas as inscrições para empresas que desejam participar do novo ciclo do Brasil Mais Produtivo
As empresas interessadas em ampliar sua produtividade e competitividade já podem se inscrever para participar do novo ciclo do Programa Brasil Mais Produtivo. A iniciativa liderada pelo governo federal, e que conta com o apoio do Sebrae, oferece o acompanhamento gratuito e individualizado de Agentes Locais de Inovação (ALI) a pequenos negócios com foco no fomento à inovação e utilização de novas ferramentas digitais.
O programa é composto por duas modalidades: ALI Produtividade, que é focado no aumento da produtividade por meio da inovação, ou ALI Transformação Digital, focado na adoção de ferramentas tecnológicas para a gestão de seu negócio. “Um Agente Local de Inovação acompanhará a empresa e aplicará uma metodologia em 8 etapas. Com isso, facilitará o processo de mapeamento de problemas e implementação de uma solução, seja por meio da prototipagem de uma solução inovadora ou por meio da aquisição de uma ferramenta digital”, explica o gestor de projetos de Inovação do Sebrae, Frederico Cabaleiro.
Para se inscrever, clique aqui.
As 23 mil empresas que concluíram a jornada do último ciclo do ALI Produtividade (primeiro semestre de 2023), por exemplo, tiveram, em média, um aumento de 24,8% em produtividade e de 11,1% de faturamento. “Além disso, os empresários são convidados a participar de encontros coletivos, onde eles podem ampliar sua rede de contatos e interagir com outros participantes do programa”, conta o gestor. Já no ALI transformação Digital, os participantes recebem um subsídio de até R$ 2 mil para a aquisição de uma ferramenta tecnológica.
“Desde quando a parceria com o MDIC foi firmada, fizemos algumas adaptações na metodologia, que otimizou a facilitação do agente em campo. Além disso, aprimoramos aspectos de monitoramento e gestão do Programa e relacionamento com a rede de Agentes Locais de Inovação, em um esforço contínuo, para que a jornada seja cada vez mais eficaz e tenhamos cada vez mais empresas beneficiadas pelo Brasil Mais Produtivo”,
apontou Frederico Cabaleiro.
Desenvolvimento nacional
Desde 2019, o Programa de Agentes Locais de Inovação (ALI) integra o Brasil Mais Produtivo, iniciativa sob coordenação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), entre outros parceiros, como o SENAI e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). De acordo com o governo federal, a nova fase do Brasil Mais Produtivo vai investir R$ 2 bi para transformação digital de micro, pequenas e médias indústrias. Em breve será aberta uma nova jornada para este setor.
Neste período, mais de 156 mil empresas já foram acompanhadas por um ALI, impactando mais de 1 milhão de pessoas que trabalham nessas empresas. Além disso, mais de 1 mil agentes estão em campo atualmente para facilitar o processo de inovação nas empresas participantes.
Fonte: Agência Sebrae