Atendimento do Sebrae voltado ao mercado digital atinge mais de 1,05 milhão de pequenos negócios

A atuação do Sebrae tem promovido uma verdadeira transformação digital de milhares de Microempreendedores Individuais (MEI), micro e pequenas empresas de todo o país. Em três anos, mais de 1,05 milhão de atendimentos focados no mercado digital foram realizados pelas equipes do Sebrae – desses, 562 mil foram realizados somente em 2023. O crescimento desse trabalho se deve à estratégia de integração de diferentes áreas ligadas ao tema, como a internacionalização e o mercado B2B (Business to Business), que promove vendas entre empresas.

Além disso, em três anos, ocorreram 2,6 mil participações de consultores e colaboradores do Sebrae em eventos, on-line e presenciais, sobre mercado digital. Desde 2021, essa capacitação já alcançou mais de 5 mil pessoas. O resultado foi muito positivo. Isto porque as 12,6 mil pequenas empresas que já estão nas plataformas de marketplace somam mais de R$ 402 milhões faturados desde 2021. A maior parte ocorreu neste ano, quando foram contabilizados R$ 304 milhões em 2,3 milhões de pedidos atendidos.

O coordenador de Mercados e Transformação Digital do Sebrae, Ivan Tonet, explica o que fez com que os resultados fossem superiores neste ano. “Iniciamos parcerias e realizamos uma série de iniciativas com grandes atores, como o Mercado Livre, a Amazon, o TikTok, a Meta, GetNinjas e Hotmart. Além disso, investimos na formação de especialistas em empreendedorismo digital e na ampliação do portfólio”, disse.

Tonet lembra também que a atuação do Sebrae está alinhada com as diretrizes traçadas pela Comissão de Tecnologia, Inovação e Transformação Digital do governo federal que tem o objetivo de ampliar a qualificação e a inclusão digital de pequenas e médias empresas: desenvolvimento da infraestrutura, educação e capacitação, melhoria do ambiente de negócios e fomento à inovação.

A comissão reconheceu a liderança e a expertise do Sebrae para a difusão de novas tecnologias e habilidades necessárias para o desenvolvimento das MPE no ambiente digital, seja por sites, plataformas ou redes sociais e orientou o governo federal a construir parcerias com a instituição.

Ivan Tonet, coordenador de Mercados e Transformação Digital do Sebrae.

O coordenador do Sebrae ressaltou ainda que cresceu o número de conteúdos, consultorias, cursos e eventos disponibilizados sobre o tema, além da inserção das empresas em plataformas de vendas e monitoramento de resultados. Outras ações como lives sobre como vender no digital, o mapa de marketplaces, a calculadora de precificação para vendas em marketplaces e a caixa de ferramentas digitais foram fundamentais para o sucesso dos empreendedores.

Fonte: Agência Sebrae

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