5 tendências de meios de pagamento para ficar de olho em 2024

Durante o ano de 2023, o faturamento das vendas no e-commerce brasileiro alcançou a marca de R$80,4 bilhões no primeiro semestre, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), e a expectativa é que atinja R$185,7 bilhões até o final do ano.

Esses números endossam o potencial de crescimento e, consequentemente, de inovação para empresas do setor de meios de pagamentos.

Annia Gastélum, head de growth & marketing da WEpaymens, listou para o Jornal Contábil, algumas das principais tendências amplamente discutidas pelos principais especialistas nos maiores eventos da indústria mundo afora. Confira:

Inteligência Artificial
A explosão do uso de IA também se aplica ao mercado de meios de pagamento. Além de usar a tecnologia para a detecção de fraudes e análise de dados, a IA estará cada vez mais presente no desenvolvimento de produções e soluções tecnológicas, a fim de criar experiências cada vez mais personalizadas para os clientes.

Criptomoedas e Tecnologia Blockchain
A adoção das criptomoedas como meio de pagamento e a integração da tecnologia blockchain em sistemas financeiros vão ganhar cada vez mais destaque. Isso pode incluir o uso de stablecoins e o desenvolvimento de sistemas de pagamento mais eficientes e seguros.

Sustentabilidade nos Pagamentos
Há uma crescente conscientização sobre a importância da sustentabilidade, e isso pode se refletir em escolhas de pagamentos que apoiam práticas ambientalmente amigáveis. O Pix e os pagamentos digitais, por exemplo, têm causado impacto direto no meio ambiente, já que a redução na emissão de comprovantes impressos reduz drasticamente o número de papel.

Tokenização de Cartões
O pagamento touchless (sem contato) é uma tendência impulsionada pela pandemia e continua em evolução. Além disso, com a tokenização de cartão e wallets, esse processo se torna ainda mais viável e ainda contribui para a segurança de transações online, já que tokens únicos substituem os detalhes do cartão.

Open Banking
O Open Banking é um conjunto de regras e tecnologias que permitirá o compartilhamento de dados e serviços de clientes entre instituições financeiras por meio da integração de seus respectivos sistemas.

A implementação de regulamentações de Open Banking em diversos países está facilitando o acesso a dados financeiros, promovendo a concorrência e incentivando a inovação em serviços de pagamento.

Fonte: Jornal Contábil

WhatsApp