5 dicas de preparação para PMEs em 2024
No segundo trimestre de 2023, a movimentação financeira real média das pequenas e médias empresas brasileiras registrou expansão de 3,1%, segundo o Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs).
A previsão do estudo para 2024 é de que as PMEs apresentem um crescimento adicional de 2,4% em comparação a este ano.
Para o especialista no mercado de PMEs, David Mourão, CEO e cofundador Linker, a “resiliência” dos pequenos negócios num contexto de juros historicamente elevados é o principal destaque para este aumento.
“Os indicadores de crescimento das PMEs neste ano e as expectativas para que esse aumento ocorra também agora em 2024, são um reflexo positivo da resiliência e da capacidade de adaptação dos pequenos e médios negócios diante dos desafios econômicos atuais”, afirma David.
Com a chegada de 2024, o especialista destaca quais iniciativas devem ser tomadas quanto antes para que o crescimento esperado das PMEs se concretize. Confira algumas delas:
Planejamento tributário
A gestão tributária tornou-se fundamental para o sucesso financeiro das organizações. Portanto, visando prosperar em 2024, é essencial que as empresas coloquem a construção de um planejamento tributário sólido entre suas prioridades.
Esse processo contribuirá para o correto enquadramento no regime tributário, resultando na redução do pagamento de impostos e assegurando a conformidade fiscal. Ao iniciar esse processo com antecedência, as empresas têm tempo para explorar todas as opções e implementar as mudanças necessárias.
IA Generativa
Para o executivo, a inteligência artificial generativa não é uma tecnologia viável apenas para grandes empresas. As pequenas e médias também consideram o uso dessa ferramenta principalmente para seu crescimento.
O estudo “Back to Business”, da Visa, constatou que 87% dos líderes de PMEs consideram provável o uso de IA generativa e automação nos próximos meses, tendo como principal aplicação criar vantagem em seus negócios para lidar com a concorrência e focar em crescimento.
Presença Online/Geração Z
De acordo com um estudo da NeoAssist, entre 2021 e 2023, a geração Z passou de 37,2 milhões para 45,5 milhões de pessoas que compram online.
Ainda conforme a pesquisa, mais de 70% dos indivíduos dessa faixa etária afirmam que influenciam a família em decisões como a compra de produtos.
Investir em uma presença digital robusta, vai muito além de estar presente nas principais redes sociais, é preciso também estar atento ao padrão de consumo e o que realmente importa para a nova geração de consumidores.
Sustentabilidade e Responsabilidade Social
A incorporação de práticas sustentáveis e responsabilidade social nos negócios é uma tendência crescente, principalmente com as recentes discussões referentes às mudanças climáticas.
Além de contribuir para o bem-estar do planeta, empresas socialmente responsáveis têm se destacado no mercado. “Por meio da análise do meio ambiente, responsabilidade social e governança, as empresas podem melhorar a sua gestão, bem como melhorar as práticas de risco e compliance.
E isto pode ajudar a mitigar os riscos operacionais, proporcionar maior transparência e reduzir os custos regulatórios, o que pode influenciar positivamente o valor do negócio nos próximos anos”, destaca David Mourão.
Avaliação do Fluxo de Caixa
Manter uma gestão financeira eficiente é essencial para o sucesso das PMEs em 2024. Realizar uma avaliação detalhada do fluxo de caixa, identificando entradas e saídas de recursos, permite uma visão mais clara da saúde financeira da empresa.
Essa análise facilita a tomada de decisões informadas e contribui para a prevenção de possíveis desafios financeiros ao longo do ano.
David destaca a importância de manter todo o fluxo em só lugar, com a alta demanda de serviços e produtos para gestão financeira promovidos pelas fintechs o empreendedor pode acabar perdendo alguma informação importante ao utilizar diversos serviços para gerir entradas e saídas.
A implementação diligente dessas práticas posiciona as PMEs para iniciar 2024 com confiança e assertividade, aproveitando o crescimento adicional previsto e construindo bases sólidas para o futuro.
Fonte: Jornal Contábil