A resposta é depende. Marketing pode ser enquadrado como Microempreendedor Individual (MEI) em algumas situações e áreas de atuação específicas. Os códigos de atividade específicos para ampla atuação com marketing ou publicidade não estão permitidas para formalização como MEI.
Para se enquadrar como MEI na área de marketing, é necessário verificar se a atividade está contemplada na lista de ocupações permitidas pelo MEI. No caso do marketing, é possível se enquadrar em algumas atividades relacionadas, como:
- Editor de jornais diários e não diários;
- Editor de lista de dados e outras informações;
- Editor de vídeo independente;
- Fotógrafo;
- Digitador;
- Promotor de vendas;
- Instrutor de cursos gerenciais;
- Editor de livro;
- Editor de revista.
Para exemplificar algumas das atividades de ampla atuação no marketing e que não são permitidas no MEI, temos:
- Marketing de propaganda política;
- Serviços de marketing direto;
- Serviços de marketing promocional;
- Assessoria em marketing;
- Consultoria em marketing;
- Cursos de marketing, inclusive digital;
- Produção de filmes e vídeos para publicidade;
- Página de publicidade na internet;
- Sites de publicidade na internet;
- Serviços de criação de campanhas de publicidade.
Empresas com ampla atuação dentre as atividades de Marketing devem se registrar como ME ou EPP (Pequena ou Microempresa), além de regularizar a formalização, contam com maiores oportunidades de negócios no mercado tradicional e digital.